Informações para o paciente

Idealmente, uma tomografia computadorizada de feixe cônico também conhecida como  TCFC ou TC dental deve ser realizada. Ela nos oferece níveis de radiação 10 a 15 vezes  menores do que com a tomografia helicoidal ou médica. Além disso, com os aparelhos  atuais, pode ser realizada com níveis de radiação equivalentes a três radiografias  panorâmicas. 

Ela nos oferece as informações de todas as estruturas craniofaciais com um único exame  que pode ser usado por diferentes profissionais (dentista geral, implantologista,  cirurgião, ortodontista) sem a necessidade de outras radiografias adicionais.

A possibilidade de fazer um exame de imagem que nos permita visualizar todo o  complexo craniofacial oferece um melhor entendimento do problema do paciente. Suas principais vantagens em relação às radiografias convencionais é que poderemos  ver todas as estruturas sem qualquer tipo de sobreposição, bem como poderemos fazer  medidas reais sem a distorção que caracteriza as radiografias bidimensionais. Portanto, teremos um diagnóstico mais preciso e completo do paciente.

Nenhuma preparação prévia por parte do paciente é recomendada. Brincos, colares e  próteses removíveis devem ser removidos antes da aquisição da imagem para que não  produzam artefatos de imagem.

No caso da tomografia dentária (CBCT), a duração da aquisição é MENOS QUE 1 MIN.  Dependendo do scanner utilizado, o paciente permanecerá em pé ou sentado para a  aquisição da imagem. 

- No caso da tomografia médica (helicoidal), o tempo de aquisição é muito maior (<20  min aproximadamente) e o paciente deve se deitar.